Mobilidade - Universidade de Aveiro
China Three Gorges apoia bolsas de mestradoNo âmbito do Protocolo de Cooperação com China Three Gorges Corporation, a UA irá atribuir 2 bolsas de estudo, no valor individual de 25.000€. O programa destina-se a diplomados da UA (grau concluído até 31 de julho de 2019).
A investigadora Helena Alves e o volante amigo dos condutoresSabia que 20 por cento dos acidentes rodoviários têm origem no cansaço do condutor? Para diminuir as estatísticas, uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu uma capa para volantes que monitoriza os sinais vitais do condutor e o avisa, em caso de grande fadiga, que é altura de parar e descansar.
projeto ¿Honey Bite¿Bolacha saudável com recheio de mel e avelã, feita a partir de ingredientes portugueses sem quaisquer adições de açucares. A receita de uma equipa de estudantes dos mestrados em Bioquímica Alimentar e Biotecnologia Alimentar da Universidade de Aveiro (UA) é um dos dez projetos finalistas ao Prémio Ecotrophelia onde são escolhidos os dez produtos mais inovadores para o setor agroalimentar. Este Prémio é uma iniciativa que promove a eco-inovação, o empreendedorismo e a competitividade no setor agroalimentar, desafiando estudantes do ensino superior a desenvolverem produtos alimentares diferenciados.
Luís de Jesus coordena a pesquisa na UADesenvolver um assistente tecnológico avançado para reconstruir a voz natural a partir de voz disfónica é o objetivo do projeto “DyNaVoiceR - Dysphonic to Natural Voice Reconstruction”, em que participa a Universidade de Aveiro, através da Escola Superior de Saúde (ESSUA) e do Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro (IEETA).
Trabalhos do Laboratório Cívico de Santiago começam a 24 de abrilProcura ser “um exercício de geração de ideias para a melhoria do bairro de Santiago” e também de “construção colaborativa de protótipos de algumas dessas ideias”. O Laboratório Cívico de Santiago, iniciativa coordenada por um grupo de cidadãos que inclui docentes, investigadores e estudantes da Universidade de Aveiro, pretende pôr os moradores e cidadãos de Aveiro a melhorar o bairro.
Tabuleiro do jogo C-MatTalvez se possa considerar uma espécie de jogo total. Desenvolve a cultura geral e o conhecimento das realidades locais, é didático porque apela a conceitos matemáticos adaptados a vários níveis de escolaridade, desenvolve certo tipo de soft skills e diverte, como jogo que é. Para já, há quatro versões municipais do C-Mat: Lousada, Ovar, Castelo de Paiva e Penafiel. O trabalho está a ser desenvolvido no âmbito da Linha Temática GEOMETRIX, do Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro (UA).