creditações online
Bem-vindo ao sistema de pedido de creditação online da Universidade de Aveiro.

Utilize o menu lateral para dar sequência ao seu pedido.

A formalização do pedido de creditação não dispensa a leitura atenta do Regulamento de creditação de formações e de reconhecimento de experiência profissional da Universidade de Aveiro publicado através do Despacho n.º 7047/2011 de 9 de Maio e do procedimento (documento apenas disponível dentro do Campus da UA ou através de VPN) aprovado pela UA sobre esta matéria.

O pedido de creditação de competências pode ser desencadeado pelo estudante:
  • na sequência da sua admissão após processo de candidatura a curso de pós graduação (mestrado, curso de especialização, curso de formação avançada, doutoramento), no acto da matrícula online;
  • na sequência da sua admissão após processo de candidatura aos regimes especiais (reingresso, mudança de curso, transferência de curso, titulares de curso superior) e cursos de especialização tecnológica no acto da matrícula online
  • na secretaria virtual (PACO) nos primeiros 30 dias do início do ano lectivo para estudantes de 2ª ou mais inscrições

O estudante, no acto do pedido de creditação, deve juntar a documentação estabelecida para o tipo de pedido em causa. No entanto, se esta já tiver sido entregue no acto da candidatura ao ciclo de estudos, o estudante fica dispensado da entrega dos documentos originais, devendo no entanto efetuar no formulário a importação dessa documentação. (através do botão "importar documento da candidatura")
Os estudantes com pedidos referentes a formação obtida na UA estão dispensados da entrega da documentação comprovativa.
No caso de estudantes com formação obtida no estrangeiro deve também ser entregue documento comprovativo do estatuto e natureza da instituição que ministrou a formação cuja creditação se requer.

A documentação para instrução do pedido de creditação é aquela que está prevista no regulamento da UA para esta matéria (art.5º do Regulamento).

O pedido de creditação só será analisado para as disciplinas / unidades curriculares cujos conteúdos programáticos sejam entregues

A entrega dos documentos comprovativos necessários à instrução do pedido de creditação deve ser submetida pelo estudante via upload de ficheiros (em formato pdf ou outro formato legível) no formulário de pedido e mediante envio pelo correio para a morada dos SGA dos documentos originais até ao limite do prazo fixado para o pedido em causa.

O processo de creditação tem um custo previsto na Tabela de Taxas dos Serviços da UA para cada tipo de pedido. Após a formalização do pedido pelo estudante, será gerada refª MB para que este proceda ao pagamento da taxa no prazo indicado.

Só serão considerados para análise os pedidos de creditação cujo pagamento tenha sido efectuado no prazo estabelecido.

O estudante é notificado por e-mail, para o seu email de aluno (@ua.pt), para informar que o seu pedido de creditação já obteve despacho do Conselho Científico e que pode consultar o seu resultado no endereço indicado na notificação.